Tamanho da santa chama atenção de visitantes em Bom Repouso, no Sul do estado. Na sexta-feira Santa, cidade chega a receber sete mil fiéis.
São mais de 20 metros de altura entre a base e o topo da cabeça da imagem de Nossa Senhora das Graças, que virou símbolo de uma cidade no Sul de Minas. Bom Repouso, que tem pouco mais de 10 mil habitantes, recebe milhares de fiéis em datas marcantes do ano, curiosos com a “santa gigante”.
Hoje, quem chega ao município, vê no topo de uma montanha a imagem que é tombada como patrimônio de Bom Repouso. Além da altura, são seis metros de largura e 50 toneladas.
A imagem foi construída após um movimento da vice-prefeita da época, devota de Nossa Senhora das Graças, com apoio da comunidade.
Atualmente, o maior fluxo de visitantes é na sexta-feira Santa, quando a cidade chega a receber mais de sete mil pessoas. A maioria vem em busca de graças ou em agradecimento.
Outra data de grande movimento é no dia 27 de novembro, dia de Nossa Senhora das Graças.
Quem visita a imagem, também assiste a missas na Capela de Nossa Senhora das Graças, que fica ao lado. Ainda conforme Talita, a imagem colocou Bom Repouso no roteiro turístico chamado Caminho das Graças.
“Com isso, vem pessoal de toda a região. A gente tem várias entradas. Tem o pessoal quem vem de Estiva, Senador Amaral, Cambuí, Bueno Brandão, Tocos do Moji, Borda da Mata. Todas as cidades que fazem divisa com Bom Repouso são um caminho”.
Como chegar
Bom Repouso está no Sul de Minas, próximo à divisa com o estado de São Paulo. Fica a 440 quilômetros de Belo Horizonte (MG). O acesso é pela Rodovia Fernão Dias sentido São Paulo até Estiva (MG), e depois por mais 26 quilômetros até a cidade.
Quem vem de São Paulo também chega pela Rodovia Fernão Dias, sentido Belo Horizonte. Após passar por Cambuí, o visitante deve seguir por pouco mais de 10 quilômetros até o trevo de Bom Repouso.
De algumas das principais cidades do Sul de Minas, como Pouso Alegre e Varginha, o acesso também se dá pela BR-381. De Poços de Caldas, são aproximadamente 170 quilômetros, saindo pela BR-459 até Pouso Alegre, e seguindo também pela Fernão Dias.
Fonte: www.g1.globo.com