O morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina (substancia que dá sua cor) e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose.
Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, que diferem no sabor, tamanho e textura. Além das que são cultivadas pelo homem existem os morangos selvagens, que crescem espontaneamente, têm sabor intenso e pequeno porte.
Propriedades do Morango
- Excelente fonte de vitamina C e manganês.
- Contém vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio.
- Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose.
- Elimina toxinas do corpo, assim, pode ser considerada uma fruta depurativa.
- Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade.
- Pode ser considerado diurético e laxativo, por suas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino.
- Possui pouco valor calórico (5 morangos de tamanho médio têm cerca de 24 calorias).
- Possui fisestina (substancia que estimula o cérebro e melhora a memória).
- Contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica especialmente para as mulheres.
- Com relação aos fitonutrientes, eles possuem compostos dos grupos das antocianinas, dos flavonoides, dos ácidos hidroxicinâmicos e hidroxibenzóicos, exemplares de taninos e estilbenos.
Benefícios do Morango
O morango contém vitamina C, que reforça a imunidade ajudando no processo de cicatrização de feridas, afastando resfriados e absorvendo ferro dos alimentos. A vitamina C é também um dos antioxidantes que podem ajudar a prevenir o câncer, uma vez que um sistema imunológico saudável é a melhor defesa do corpo. O potássio e magnésio presentes nos morangos são saudáveis ao coração e podem ajudar a regular a pressão arterial e também diminuem os efeitos negativos do sal.
Morangos são ricos em fibras, que são muito importantes para uma digestão saudável. Problemas que podem surgir da falta de fibras incluem constipação e diverticulite — uma inflamação do intestino que afeta cerca de 50% das pessoas com mais de 60 anos. As fibras também podem ajudar no combate a diabetes tipo 2, atrasando a absorção de açúcares, isto é, glicose no sangue. Como resultado, os adultos com diabetes podem desfrutar dos morangos com moderação na sua dieta.
Os morangos são naturalmente baixos em calorias e em sódio e açúcar. A coloração vermelha contém antocianinas, que estimulam a queima de gordura armazenada. Coma uma xícara e meia de morangos e você terá um lanche com menos de 100 calorias, e muito mais saudável do que qualquer lanche pré-embalado.
Morangos contêm potássio, vitamina K e magnésio, que são importantes para a saúde dos ossos. Elas promovem o crescimento dos ossos e mantém os ossos em perfeitas condições. O morango é perfeito para crianças em fase de crescimento.
A vitamina C presente no morango ajuda a fortalecer o músculo do coração e diminui o colesterol ruim. Além disso, os flavonoides ajudam na circulação das artérias e impedem a coagulação do sangue.
Os antioxidantes encontrados em morango podem ajudar a reduzir a inflamação das articulações, que facilitam o desenvolvimento da artrite e também podem levar a doenças cardíacas. Eles diminuem a proteína C-reativa. Essa proteína é um indicador de inflamações nas artérias. Então, quanto menores as taxas, menores também os riscos de doenças cardiovasculares.