O termo morango deriva do latim moru , que significa amora.
O morango é atualmente uma fruta conhecida mundialmente, saudável devido a sua grande quantia de vitamina C, essa pequena fruta vermelha ainda colabora consideravelmente na resistência dos ossos, na formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, ajuda a cicatrizar ferimentos, evita hemorragias e atua eficazmente contra infecções.
Poucas são as pessoas que conhecem sua origem histórica. Alguns registros datam de do século VV (1400), quando o morango era apenas uma frutinha que nascia espontaneamente nas montanhas Européias.
A partir deste século acredita-se que horticultores franceses e depois os ingleses, alemães e italianos iniciaram o plantio e cultivo do Morango; já nessas primeiras experiências de plantio o morango melhorou sua qualidade e teve seu tamanho aumentando, sem, no entanto, retirar suas características naturais.
Todavia não foi na Europa que o morango conquistou prestígio entre agricultores e consumidores, mas sim a partir do descobrimento da América é que o morango passou a freqüentar os mais elegantes cardápios e livros de receitas.
No início do século passado, o morango despertou grande interesse comercial. Os primeiros pesquisadores experimentaram vários cruzamentos e obtendo diversas variedades interessantes, consolidando o Morango como um produto mundial.
Não há informações precisas sobre o início do cultivo no Brasil, mas os principais produtores são os mineiros (Sul Mineiros), paulistas, catarinenses e gaúchos.
Alguns registros datam que em Porto Alegre, no Mercado Praia de Belas o morango já era cultivado desde de 1956/57.
Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/