Bom Repouso -MG

Capital Nacional do Morango

Quem pretende visitar o município de Bom Repouso, no Estado de Minas Gerais, vai encontrar um lugar com plantações de morangos a perder de vista! Estes morangos, podem ser comprados no Ceasinha do Morango – CPAM, espaço onde todos os produtores fazem a venda de seus produtos.

Além de ser a Capital Nacional do Morango, Bom Repouso é um local que atrai muitos fiéis todos os anos, devido a imagem de Nossa Senhora das Graças.

A imagem de Nossa Senhora das Graças tem 17 metros de altura e está sobre um alicerce de 3 metros. Ela foi construída em 2001 e é uma das maiores imagens da santa no Brasil. Há também uma loja com souvenirs e lembranças para os turistas. No local, também é possível conferir testemunhos, fotos, exames, cartas de agradecimento e muitos outros itens de fieis que alcançaram graças por intermédio de Nossa Senhora das Graças!

O Mirante Caminho das Graças, que fica localizando na rodovia que liga Bom Repouso à Fernão Dias, também não pode deixar de ser visitado! Uma linda vista da serra, paisagens naturais deslumbrantes e, claro, uma vista inesquecível de toda a bela região do Sul de Minas Gerais!

Além disso, Bom Repouso conta com muitas trilhas e cachoeiras de paisagens exuberantes!

Vale também conhecer o lago, onde você pode fazer um passeio, uma caminhada e vários outros exercícios, além de contar com uma fonte de água pura e cristalina. Um verdadeiro achado para tornar seu passeio ainda mais legal!

História de Bom Repouso

O município de Bom Repouso foi caminho dos bandeirantes das margens do Tietê que desejavam alcançar Vila Rica e outros pontos de mineração. A Fazenda Bom Retiro movimentou os caminhos durante um bom tempo, e serviu de parada para os viajantes que aqui passavam na época das chuvas. O atalho usado para desviar do pântano da Estiva (atual rodovia Fernão Dias), saía de Atibaia, passava pelo Morro do Diamante — na Boa Vereda de Cima, atual município de Bom Repouso e alcançava o Pouso do Mandú. Assim foi o início da colonização desta região. Os posseiros foram os primeiros proprietários desta região e, posteriormente, outras pessoas foram se instalando nas imediações.

Em 1828, a Fazenda Bom Retiro possuía uma capelinha de pau-a-pique, com duas imagens, uma de São Sebastião e outra de São Roque. Nesta capela, os devotos eram atendidos pelo padre Francisco Figueira da Assunção. Em 4 de julho de 1831, o padre e algumas autoridades realizaram a escritura do termo de doação do patrimônio para a legalização da Capela de São Sebastião e São Roque da Fazenda Bom Retiro. Em 3 de setembro de 1831, a Chancelaria Eclesiástica de São Paulo expedia a provisão de Capela Curada (filial da Matriz de São Francisco de Paula da Paróquia de Ouro Fino, da Diocese de São Paulo) e nomeava como Capelão Curado o padre Florentino José Maria de Medeiros.

No dia 8 de agosto de 1840, o Governo da Província de Minas cria o Distrito do Bom Retiro pelo sistema de Portaria, fazendo-o pertencer ao Termo da Vila de Jaquari, atual Camanducaia. Esta mesma portaria cria também o Distrito de Ribeirão das Antas. Em 1843, os dois distritos voltaram a pertencer a Ouro Fino e em 1846, eles passaram a pertencer à Vila de Pouso Alegre. No ano de 1848, a Capela de São Sebastião e São Roque foi elevada a categoria de paróquia pela Diocese de São Paulo.


Em 1 de junho de 1850, o deputado provincial João Cassiano Santiago conseguiu desmembrar novamente de Ouro Fino, os distritos de Bom Retiro e do Ribeirão das Antas. Em 15 de março de 1875, a lei nº 2.154 suprime o distrito de Bom Retiro. Em 30 de novembro de 1880, pela lei nº 2690, restabelece-se o distrito de São Sebastião e São Roque do Bom Retiro. Em 23 de setembro de 1882 a localidade é elevada a categoria administrativa de Freguesia. Em 27 de julho de 1889 o distrito de São Sebastião e São Roque do Bom Retiro passa a fazer parte da Vila de Cambuí pela Lei nº 3172.

Em 1900, a paróquia de São Sebastião e São Roque do Bom Retiro, e outras, foram desmembradas da Diocese de São Paulo e pertencem à Diocese de Pouso Alegre.

Em 1911 o Distrito passa a ter denominação de Bom Retiro e, pelo decreto-lei nº 1058 de 31 de dezembro de 1953, é chamado de Bom Repouso. No dia 12 de dezembro de 1953, o distrito foi elevado a categoria de município pela lei nº 1039.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bom Repouso